oncontextmenu='return false' onselectstart='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

25 março 2017

0

Quando chega a hora de trocar o berço pela caminha: 6 dicas para ajudar nesta transição e garantir boas noites de sono para o bebê .



Oi oi galerinha, tudo bem?

Seu filho cresceu e não cabe mais no berço? Quando você menos percebe, ele está tentando escalar o berço, correndo risco de se machucar? Ele já anda por toda a casa e não usa mais as fraldas noturnas? Se você respondeu sim para qualquer uma destas perguntas, chegou a hora de trocar o berço pela caminha de solteiro.


Geralmente, explica Michele Melão, Consultora de Sono Infantil e Gestante e autora do blog MaternityCoach, a partir dos 2 anos de idade, as crianças já podem deixar o berço para dormirem sozinhas na cama. Esta “independência” é até muito saudável para elas, mas é importante fazer com que a transição não seja traumática. Por isso, anote algumas dicas para garantir boas noites de sono para o bebê e para toda a família.


1 - Converse: A partir dos 2 anos de idade, os bebês já entendem algumas regras da vida e gostam de se sentir parte das decisões da casa. Então, converse com ele sobre um quarto novo e faça da transição um motivo a ser comemorado. Leve-o, por exemplo, para escolher a caminha ou as roupas de cama.

Uma dica de jogos de cama que fazem sucesso entre as crianças são as da marca Lepper. Eles têm uma grande variedade de coleções com personagens e heróis favoritos da criançada, além de uma linha especial inspirada no universo dos pequenos entre 2 e 4 anos de idade com estampas de dinossauros, tratores e caminhões, bailarinas, animais da floresta, robôs e parque de diversões. 

2 – Defina uma rotina: Apesar da transição ser negociada, pode acontecer do seu filho criar resistência para dormir sozinho. Por isso, explique as novas regras. O ideal, segundo a consultora, é colocar uma cartolina no quarto dele com a nova rotina da noite. Neste papel deve conter a ordem em que as coisas vão acontecer como: jantar, escovar os dentes, ler uma história, apagar as luzes, segurar o objeto de transição e dormir. Lembre-se que os passos devem ser levados à risca para criar uma rotina.

Segundo pesquisa realizada pelo período Pediatrics, a hora de dormir regula o ciclo biológico da criança. Das 10.230 crianças pesquisadas, as que não tinham horário certo para dormir apresentaram mais chances de ter problemas emocionais como brigas, imprudência, ansiedade, hiperatividade e tristeza.

3 - Preparando para o soninho: A hora de dormir deve ser um momento prazeroso. Então, vale contar histórias, colocar músicas suaves ou conversar sobre o dia. Antes da hora do soninho, prepare o ambiente evitando barulhos excessivos dentro de casa como som alto da televisão, por exemplo. A ideia é criar um ambiente de tranquilidade.

4 – Saindo de cena: Se a hora de dormir causa insegurança no seu filho, vá saindo de cena aos poucos para que ele não se sinta abandonado. Nos primeiros dias, deite com ele na cama. Depois, fique sentado e, por fim, permaneça na porta para dar boa noite. Se for o caso, deixe a porta do quarto entreaberta.

5 – Iluminação baixa: Assim como muitos adultos, as crianças também têm dificuldade em pegar no sono com a luz principal do quarto acesa. Então, a dica é usar abajur, bichinhos ou tomadas iluminadas. Assim também fica mais seguro se caso a criança levantar no meio da noite.

6 – Teste de paciência: Elogie sempre que seu filho estiver na cama e tenha paciência para quando ele descobrir que pode levantar sozinho e aparecer de sopetão no quarto dos pais. Quando isso acontecer, leve-o de volta para a cama e diga que é hora de dormir. Depois de algumas vezes, ele se conforma e dorme.

Lembre-se: a paciência e a calma são essenciais neste processo e só fazem bem para o seu filho.


Espero que tenham gostado.

Grande Beijo, meu e das pequenas.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário, porque eu adoro! :)

Grande Beijo, meu e das pequenas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Prioridade de Mãe/ Designer: Acessórios e Personalizações de Blogs Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2013