oncontextmenu='return false' onselectstart='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

25 agosto 2015

1

Decoração: Quarto Montessoriano


Olá meus amores, tudo bem?

Hoje vamos falar de um assunto bem interessante aqui no blog e que vem chamando a atenção de muitas mamães por aí: o Quarto Montessoriano.



Quarto Montessoriano, o nome não é tão comum, mas a ideia é muito bacana e você vai adorar conhecer sobre esse tipo de decoração de quarto infantil que está alinhada à pedagogia Montessoriana, criada por volta de 1907 pela educadora e médica Maria Montessori, a primeira mulher a conquistar o diploma de medicina na Itália.

A pedagogia Montessori propõe a criação de um ambiente que possibilite um aprendizado natural e independente. Ela acredita que o quarto infantil precisa ser estruturado seguindo a ótica da criança e não dos adultos, ou seja, de forma que possibilite que a criança consiga circular livremente por seu quarto e que as coisas estejam ao seu alcance para que possa explorá-lo com independência.

Conheça os seis pilares educacionais de Montessori


1. Autoeducação: é a capacidade inata da criança de aprender. Ela gosta de observar o mundo à sua volta e busca a todo momento compreendê-lo. Para isso o ideal é proporcionar um ambiente adequado e oferecer materiais interessantes para que a criança possa se desenvolver de acordo com seu ritmo e interesse.

2. Educação Cósmica: se trata da melhor forma de auxiliar a criança a entender o mundo. Cosmos significa ordem, levando isso em consideração, o educador que utiliza o método Montessori precisa passar o conhecimento à criança de forma organizada, sempre estimulando sua imaginação e explicando que tudo no universo tem um por quê e que ela deve estar consciente que possui um papel importante na manutenção e melhora do mundo.

3. Educação como ciência: é a maneira de compreender a criança e seu fenômeno educativo. Neste pilar, o professor utiliza o método científico de observações, teorias e hipóteses para entender a melhor forma de ensinar cada criança e também para checar a eficácia de seu trabalho no dia a dia.

4. Ambiente preparado: seja em casa ou na escola, é um local preparado para que a criança desenvolva sua autonomia e liberdade. Este ambiente precisa atender as necessidades biológicas e psicológicas, ou seja, que a mobília tenha o tamanho adequado para ela e que os materiais para seu desenvolvimento estejam de fácil acesso para que ela possa pegar sempre que quiser.

5. Adulto preparado: é o nome do profissional, no Método Montessori, que auxilia a criança em seu desenvolvimento. O mesmo deve conhecer cientificamente as fases do desenvolvimento infantil e, através da observação e de ferramentas educativas comprovadas, guiar a criança no seu aprendizado da melhor maneira possível.

6. Criança equilibrada: é qualquer criança em seu desenvolvimento natural. Utilizando um ambiente adequado e com a ajuda de um adulto preparado, a criança tem espaço para se expressar e aprender livremente.

Estes seis princípios servem para que a criança se desenvolva de forma completa e equilibrada, e está sendo utilizado em muitas escolas ao redor do mundo, desde o berçário até o ensino médio.

Como montar um quarto montessoriano


Antes de começar a montar o quarto montessoriano é importante entender que este tipo de ambiente não é meramente decorativo. Neste quarto o fator principal é a liberdade que a criança terá, promovendo assim a autonomia dela.



1. Tchau berço! 
No quarto montessoriano um colchão ou cama baixinha entram para substituir o berço ou cama tradicionais. Quando o bebê for muito pequeno coloque almofadas em torno do colchão, caso ele role durante a noite. Tapetes fofinhos também são uma ótima opção.

2. Acessibilidade
Brinquedos, livros, cama, quadros…Tudo precisa estar à mão das crianças e no seu campo visual, para que assim elas tenham acesso livre a tudo que precisam e não dependam dos outros para fazer o que precisam.

3. Menos é mais
Esse tipo de quarto é minimalista, ou seja, coloque nele apenas o essencial. Isso facilitará o dia a dia da criança, ela saberá onde estão as coisas e poderá pegar o que quer de forma segura. Se a criança possui muitos brinquedos, o ideal é fazer uma espécie de rodizio e assim a criança aproveitará tudo o que tem ao máximo.

4. Mini
“Eu sou do tamanho do que vejo”, já dizia Alberto Caeiro. Escolha móveis pequenos e proporcionais ao tamanho da criança como armários e baús, isso ajudará a deixar tudo ao alcance dos pequenos. Caso ele não alcance o armário, deixe algumas opções de roupas num cesto para que possa escolher o que deseja vestir.

5. Espelho, espelho meu… 
A ideia do espelho no quarto montessoriano não é definir algum padrão de beleza e muito menos ser obcecado como a bruxa má. A ideia aqui é que a criança possa se conhecer melhor. Lembre-se de fixá-lo bem à parede. Quando o bebê ainda não sabe andar o espelho deve ficar na horizontal e depois pode ser colocado na vertical.

6. Cada coisa no seu lugar
Quando a criança começar a entender a organização das coisas é sinal de que chegou a hora dos pais mostrarem que ela precisa guardar suas coisinhas e mostrar que assim ela achará tudo o que precisa com mais facilidade.

7. Ler e ler para poder crescer
Já viu como substituir a música “comer, comer para poder crescer” fica muito bem com “ler, ler…”. Claro que se alimentar é importante, mas um bom livro faz a gente evoluir e crescer bastante como pessoa, não é? Por isso é importante estimular a leitura desde cedo, para isso separe um cantinho no quarto com livros, mesinha e cadeirinha.

8. Segurança
É importante que a criança tenha tudo ao alcance das mãos, porém nem tudo. Portanto, degraus, escadas, tomadas e objetos muito pequenos que podem ser engolidos entram para a lista de coisas que ela não precisa ter por perto, ok?

*Dicas enviadas pela assessoria da Tricae.


Espero que tenham gostado.

Grande Beijo, meu e das pequenas.

Um comentário :

  1. A Pedagogia Montessoriana é mesmo fascinante! Parabéns pelo Post!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, porque eu adoro! :)

Grande Beijo, meu e das pequenas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Prioridade de Mãe/ Designer: Acessórios e Personalizações de Blogs Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2013