oncontextmenu='return false' onselectstart='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

03 maio 2015

9

Como cuidar dos machucados que as crianças arranjam na hora de brincar?




As brincadeiras fazem parte do dia a dia infantil. As atividades costumam ser ainda mais comuns na época de férias escolares, aonde os jogos em grupos entretêm a criançada. Porém, juntamente com as brincadeiras, podem surgir os machucados e ferimentos, que acabam muitas vezes, provocando a preocupação dos pais.


Como agir em casos de ferimentos leves?


Recomenda-se primeiramente acalmar a criança. Em seguida, o fundamental é higienizar a ferida com água e sabão, procurando livrar o local de qualquer corpo estranho, como poeira, terra ou grama, por exemplo.

Após essa higienização primária, deve-se secar a região e desinfetar com um agente anti-séptico para combater as bactérias, um bom exemplo disso é a água oxigenada própria para esse tipo de ocorrência e facilmente encontrada em farmácias. Manter a higiene e assepsia do local é fundamental para uma cicatrização saudável.

Caso houver sangramento e este persistir, deve-se comprimir a região com um pano limpo, fazendo uma leve pressão no local. Na maioria dos casos, o sangramento para após a compressão. 

Se não tratados com a devida atenção, ferimentos leves podem infeccionar. Sinais de infecção surgem como secreção amarelada e pus. Caso isso ocorra encaminhar-se a um serviço médico. 

Em casos de cortes ou lesões mais profundas, manter o procedimento de higienização inicial e dirigir-se imediatamente a um pronto socorro e procurar um profissional da saúde habilitado.

Devem-se usar curativos?


O uso de curativos só é recomendado em locais sujeitos a atritos, como a sola dos pés ou dobras de joelhos ou cotovelos, pois, em alguns casos a oclusão do ferimento manter o local úmido e facilitar a proliferação de microorganismos. Quando mantido seco, a cicatrização ocorre de forma mais rápida e segura.

Durante o processo de cicatrização, podem surgir as “casquinhas” sob o ferimento. Elas são importantes para proteger o local de infecções e saem espontaneamente, lembrando que estas, nunca devem ser removidas.

Caso exista a necessidade de um curativo, deve ser feito preferencialmente com gaze limpa e esparadrapo para fixá-la. A recomendação é trocar o curativo ao menos três vezes por semana, ou toda vez que ele ficar molhado.


Prevenção e recomendações

       Não deixe as crianças sem a supervisão de um adulto. O cuidado constante é essencial para evitar todo tipo de acidente
Restrinja o acesso à cozinha colocando uma barreira na porta. Este é um dos locais onde a maioria dos acidentes acontece
Jamais deixe a criança sozinha no banho
Proteja pontas de mesas, criados-mudos e todos os tipos de objetos pontiagudos
Não deixe o ferro ligado
Tape as tomadas com proteção adequada.

9 comentários :

  1. Sempre tive em casa um kit de primeiros socorros para toda a familia! Com criança não podemos nos descuidar!

    ResponderExcluir
  2. Dicas úteis pra crianças e adultos :)

    ResponderExcluir
  3. Nem me fale, hj msm a minha chegou da escola,com um machucado no joelho

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, agora com um aqui em casa de 1 aninho, vou precisar ficar por dentro.

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu não estou mais recebendo as atualizações dos posts no meu email, não sei porque, por isso sumi pensei que não tinha post novo.
    Mais enfim, nossa eu lembro da primeira queda do meu pequeno eu não sabia se cuidava dele, se eu chorava haha.
    Pra mim é dificil lhe da com isso, não gosto de ver ninguém se machucar rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. As dicas são importantes, afinal a maioria das mães ficam tão nervosas que nem sabem o que fazer na hora que ver seu filho machucado.

    ResponderExcluir
  7. Quando Ben era menor eu ficava mais preocupada.
    Aprendendo a andar era tudo dobrado. kkk
    Agora fico com menos intensidade, mas fico ligadinha.
    Bjão Tati

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
  8. Otimas dicas para as mamaes! Criancas pequenas nao param quietas!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, porque eu adoro! :)

Grande Beijo, meu e das pequenas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Prioridade de Mãe/ Designer: Acessórios e Personalizações de Blogs Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2013