oncontextmenu='return false' onselectstart='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

16 janeiro 2015

12

Acidentes domésticos nas férias escolares




Olá meus amores, tudo bem?


Hoje o assunto é sobre acidentes domésticos nas férias escolares.
A adoção de diversas medidas preventivas é a melhor forma de evitar acidentes domésticos e fazer com as crianças possam brincar e viver de forma segura, sem que se machuquem e que sejam vítimas muitas vezes fatais.



Durante as férias escolares, a atenção dos pais em relação às crianças costuma ser redobrada, principalmente para os pequenos que não irão viajar e ficarão em casa até começarem o novo ano no colégio.

É importante que as férias sejam um momento de menos regras e cobranças, porém nem tudo pode ser liberado.

Nessa época de férias é comum aumentarem os atendimentos por acidentes em prontos-socorros. Na maioria dos casos, os problemas são registrados no ambiente familiar ou em suas imediações e variam de gravidade. O mais comum são os de menor gravidade, incluindo escoriações, pequenos cortes e pancadas que provocam hematomas. Há ainda situações mais importantes como as de intoxicações com produtos tóxicos (limpeza, solventes e inseticidas), ingestão de medicações e queimaduras diversas.

Para cada problema, existem cuidados específicos. Caso haja corte ou ferimento da pele, a orientação é fazer limpeza no local afetado com água limpa e sabão. Nos hematomas, deve-se aplicar pomadas próprias para amenizar o arroxeado. Já em traumas ósseos e articulares, as compressas geladas ou o próprio gelo, evitam o edema exagerado e diminuem a reação inflamatória. No susto, quase ninguém se lembra de dar um analgésico para aliviar a dor em cortes, traumas e queimaduras.

É fundamental tentar prevenir ao máximo as situações de risco e, em caso de acidente, procurar avaliação médica o mais rápido possível. 

Evite deixar medicamentos e produtos químicos em locais de fácil acesso, use proteções para articulações em brincadeiras de risco como bicicleta e skate e instale proteção em escadas, janelas, sacadas e terraços, entre outros. 

As preocupações devem ainda chegar à cozinha: A cozinha é o maior vilão, pois nela estão vários utensílios de uso domésticos que podem ser muito perigosos. O fogão pode causar sérias queimaduras, as facas, garfos e tesouras também são perigosos, por serem pontiagudas e causar cortes facilmente, o gás se não estiver devidamente colocado também gera sérios acidentes. Na cozinha pode acontecer acidentes como: queimaduras, ferimentos, intoxicações, sufocamento e engasgo.

É importante também oferecer às crianças alimentos saudáveis, frutas da estação e evite doces e comidas gordurosas.

A maioria dos acidentes domésticos são preveníveis, em outras palavras, as pessoas podem adotar medidas, algumas muito simples, para evitar que esses acidentes aconteçam e causem danos graves às crianças. Se houvesse essa prevenção, sem dúvida não teríamos tantas mortes e vítimas desse tipo de acidente.

Grande Beijo, meu e das pequenas.

12 comentários :

  1. Férias era sinônimo aqui em casa de menina com joelho ralado, rs. Por isso é bom mesmo ficar sempre de olhos abertos
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi adorei as dicas
    E ainda com tanta prevenção eu acho que todo cuidado ainda é pouco.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Temos que ter cuidado redobrado nessa época, pois os acidentes são frequentes mesmo.

    Beijos,bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  4. Tem que ficar de olho msm nessas crianças, essa semana, minha filha de cinco anos pediu pra eu colocar o tablet dela pra carregar, só que eu estava no banho, e falei pra ela esperar eu sair do banho. Ela teimosinha como está, foi tentar colocar pra carreegar, Além de ela estar descalça, ela não soube encaixar direito o carregador na tomada, ai só escutei ela gritar,corri desesperada, mais graças á Deus não foi nada grave, como ela não soube encaixar direito, deu um curto e ela gritou, e disse que levou um choque. Mais o choque maior foi o meu, que quase tive um ataque cardíaco.

    ResponderExcluir
  5. Nas férias os pais precisam estar sempre atentos com os filhos.

    ResponderExcluir
  6. Tem que ter o maior cuidado, eles cegam a gente.

    ResponderExcluir
  7. Moro em sitio e tenho que ficar de olho nos meus netos 24hs porque eles ficam com a corda toda um tem 13 e o outro tem 4 cada um com suas artes e brincadeiras!

    ResponderExcluir
  8. Com criança não dá para dormir no ponto!!! Estão sempre aprontando!!!

    ResponderExcluir
  9. Realmente temos que tomar muito cuidado, e está sempre por perto.

    ResponderExcluir
  10. Ótimo seu post Tati , pois serve de alerta pras mamães principalmente mamães de 1º viagem como eu , tento ter tanto cuidado com a Júlia , mas é impossível, parece que quanto mais cuidados tomamos mas eles pedem cuidados .

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Onde ha criancas o perigo sempre esta por perto, porque elas sao muito curiosas e teem muita energia. Precisamos ter o maximo de cuidado, para que nada lhes aconteca.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, porque eu adoro! :)

Grande Beijo, meu e das pequenas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Prioridade de Mãe/ Designer: Acessórios e Personalizações de Blogs Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2013