oncontextmenu='return false' onselectstart='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

06 dezembro 2014

13

Sedentarismo x Dores musculares x Pilates



Olá meus amores, tudo bem?

Hoje venho falar um pouquinho sobre mim, e dos últimos acontecimentos que rolaram por aqui, quem nos acompanha no Instagram e Fan Page, puderam compartilhar desse perrengue comigo.

Tatiane Freitas
"Um jovem sem flexibilidade é um velho. Um velho com flexibilidade é um jovem."

Foram muitas medicações, vários exames, dores que não cessavam. Passei por 4 médicos, um deles sugeriu cirurgia da coluna e lógico que pulei fora dele. (Os motivos infelizmente não posso expor em rede social), enfim consegui consulta com meu médico ortopedista que me atende a muito tempo, ele me acalmou e me deu a boa notícia que precisava ouvir: Ainda não está na hora de cirurgia! Ufa! Que alívio!  Segundo ele eu estava sofrendo com uma Lombalgia e me disse que os meus músculos estão atrofiando. :(

Antes:
Gente sou muito sedentáriaaa.
Não faço caminhada, não prático nenhum tipo de exercício físico. 
Sou Téc. Enfermagem à + ou - 8 anos, e minha profissão exige que eu faça muito esforço físico, hoje me encontro afastada pelo inss pois meu ombro esquerdo e coluna não suportam mais impactos e esforços. 
Já tive cargas horárias desgastantes de 24hs, 36hs, 48hs, plantões em UTI, Semi intensivo, tinha de 2 a 3 empregos, tinha dias que saia de casa e não sabia pra qual hospital tinha que ir, e tomava cápsulas e mais cápsulas de cafeína pra ajudar me manter acordada. Já trabalhei muitooo, mereço me aposentar. kkk

Enfim, essa última crise que tive, foi apenas meu corpo gritando e pedindo, implorando por socorro. 

Antes da última crise meu ortopedista já tinha me aconselhado a caminhar, fazer atividades sem impactos, mas não segui seus conselhos. 


Depois:
Hoje depois do susto, resolvi que depois da crise iria tomar juízo. 
Comecei a caminhar (Êeeeee), e entrei no Pilates (Aplausos). 
Estou amando o pilates ele se encaixou perfeitamente as minhas necessidades, e ainda conto com o apoio de uma fisioterapeuta durante os exercícios.


 Tenho fé que vou melhorar e poder voltar a ter uma qualidade de vida melhor, e voltar para meu emprego e cuidar dos meus pacientes que amo. Claro que plantões desgastantes estão descartados. Agora priorizo minha família e minha saúde.

Nesse exato momento estou deitada no sofá, com adesivos de dorflex pregados nas duas canelas. Gente como é difícil o início de atividades físicas. Dói tudooo. kkk


Abaixo vou falar um pouco sobre a Lombalgia e Pilates.


A lombalgia ou dor lombar constitui uma das maiores causas de afastamento do trabalho. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Aproximadamente 80% dos adultos sofrerão pelo menos uma crise aguda de dor nas costas durante a vida, sendo que 90% dessas pessoas apresentarão mais de um episódio de dor lombar.

A lombalgia é um sintoma e não um diagnóstico. É comum o tratamento com medicamentos e outras técnicas de alívio da dor, porém, mais importante do que tratar a dor é atuar na sua causa.

A dor nada mais é do que um aviso de que algo não vai bem, portanto, é importante procurar a ajuda de profissionais da área da saúde, capacitados a desvendar a origem da dor e orientar os possíveis tratamentos.

Algumas situações podem desencadear esse sintoma como: lesão traumática, osteoartrose de coluna, hérnia de disco, má postura, alterações biomecânicas que ocorrem nas gestantes, entre outras.

O Pilates tem como um de seus princípios a utilização da contração abdominal durante os exercícios. Essa contração por si só já ajuda a proteger a lombar mantendo íntegros os espaços intervertebrais. O Método tem em seu repertório exercícios com enfoque no fortalecimento, alongamento e conscientização dos músculos mais profundos responsáveis pela manutenção da postura.

Seja para quem busca reabilitação, ou mesmo, para quem deseja praticar uma atividade física com o intuito de melhorar sua qualidade de vida e manter uma boa estética corporal, sem comprometer ainda mais sua coluna, o Pilates é a solução.


Gente estou amando o Pilates, eu tinha outra ideia completamente diferente sobre ele, hoje vejo que ele é excelente para idosos, reabilitações, gestantes, ele permite que pessoas de todos os tipos possam pratica-lo.


Eu recomendo!!!

Grande Beijo, meu e das pequenas.



13 comentários :

  1. Ah, sentir dor nunca foi bom, mas se é para nossa saúde vale super a pena.

    ResponderExcluir
  2. Ooi boa noite estava eu aqui deitada na minha cama e com dor na minha lombar e nisso já ta se prolongando pra fazer um mês e depois que eu tive minha filha mal saio de casa tbm sou uma total sedentária só faço mesmo as coisas de casa e pior tenho 21 anos e já to assim imagine quando tiver meus 30 meu deus então o que eu devo fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, primeiramente você deve procurar um ortopedista antes de ter uma crise de dor igual a que tive. O que pode estar acontecendo com você é o fato de ser sedentária e ainda fazer esforço físico (segurar sua filha já é um), isso desgasta muito nossa coluna, tente fazer alongamentos em casa, caminhadas pelos menos duas vezes na semana ou mais, estou iniciando agora e gostando muito. Acredite esse susto que levei tem me surpreendido na questão de querer uma qualidade de vida melhor. Não espere sua dor piorar para começar a sair do sedentarismo. Ah esses adesivos (salompas e dorflex) são ótimos. Grande Beijo e melhoras.

      Excluir
  3. Oi eu não faço nenhum tipo de exercício, mais tenho vontade de entrar na academia.
    SE exercitar nos deixa leve, e com saúde
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu faço caminhada e me sinto bem melhor e mais disposta e não tão mais cansada!

    ResponderExcluir
  5. É isso ai flor, continue tendo fé, e creia que vai dar td certo, bj!

    ResponderExcluir
  6. Pilates é a melhor coisa que existe para as dores do corpo! E também para dar resistencia aos músculos. E o melhor de tudo é que não tem impacto nas articulações! E tu vais melhorar! É só uma questão de tempo e persistência!! Bjokas, flor!

    ResponderExcluir
  7. Esses ultimos anos estava super sedentaria, ia pra escola de van chegava deitava comia e ia dormir. Esse ano eu mudei para o interior e aqui tem umas estradas só para a pratica de esportes. Eu caminho lá e é outra sensação, agora eu tenho mais vontade de fazer as coisas e sem falar que perdi uns kg! *-*
    E muito importante cuidar da saude, mas parece que a gente so cuida quando acontece alguma coisa ne? Eu comecei a caminhar porque estava sentindo dores nas pernas, pontadas. Agora estou bem. *-*

    ResponderExcluir
  8. Excelentes as dicas! Acho essas recomendações super válidas para todas, parabéns!

    Beijos,
    Li, do Vestido do dia

    ResponderExcluir
  9. Hi seu caso deve ser o mesmo que o meu coluna, realmente a única indicação é o pilates, poe ser um exercício de muito alongamento, melhoras para nós!

    ResponderExcluir
  10. Tb ja tive dores na coluna. Foi terrivel! Mas o meu deve ter sido mau jeito, melhorei fazendo exercicios e caminhadas. Adorei saber mais sobre o Pilates, ja quero praticar!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que bom que vc despertou né? Ah eu fazia caminhada mas acabei parando por medo dessa violencia do mundo. Vou começar a fazer exercicio em casa mesmo, e muito ruim passar dor

    ResponderExcluir
  12. Praticar algum tipo de exercício faz muito bem para a saúde.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, porque eu adoro! :)

Grande Beijo, meu e das pequenas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Prioridade de Mãe/ Designer: Acessórios e Personalizações de Blogs Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2013