oncontextmenu='return false' onselectstart='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

12 dezembro 2014

9

Amamentação e os beneficíos do desenvolvimento da fala




Olá meus amores, tudo bem?



A amamentação é uma prática muito recomendada pelos profissionais de saúde. E os benefícios desse ato de carinho entre mãe e bebê são diversos, e  iremos frisar um muito importante: O Desenvolvimento da fala.


Desenvolvimento da fala

A amamentação é essencial para a alimentação do bebê, e também influencia no desenvolvimento dos músculos faciais responsáveis pela fala, mastigação e respiração do bebê, pois exercita a respiração nasal e diminui a incidência futura de doenças respiratórias

Entre os músculos trabalhados durante o aleitamento materno, especialmente até os seis primeiros meses de vida do recém-nascido, destacam-se os que fazem parte da boca, língua, lábios, bochecha e céu da boca, além da estrutura óssea crânio facial. 


O fortalecimento dessa musculatura é uma resposta aos movimentos de sucção e deglutição realizados pelo bebê durante amamentação. 

A má formação dos órgãos da fala pode resultar em uma musculatura facial mais flácida, mordida aberta, problemas ortodônticos e fala tardia. Esses sintomas são percebidos entre dois e três anos de idade e são reversíveis com tratamento fonoaudiológico.

Caso haja algum problema durante a amamentação, é necessário o uso de mamadeiras e copinhos, mas esses utensílios não são benéficos para a formação dos músculos faciais do bebê. A mamadeira e o copinho facilitam os movimentos de sucção e deglutição realizados pelo bebê, uma vez que a saída do liquido pelos orifícios são mais rápidas, e a musculatura não é trabalhada na mesma intensidade.

O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Ele é rico em nutrientes variados, como proteínas, vitaminas, gorduras e água. O leite materno também contém anticorpos e glóbulos brancos, substâncias que garantem a imunização do organismo. Durante a amamentação, geralmente, o bebê faz 3 a 5 sucções por minuto o que corresponde a 1 a 3 ml de leite materno ingeridos por minutos.


A primeira fase de vida é fundamental para o desenvolvimento e tem um impacto importante sobre as condições de saúde física e mental da criança. Nesse sentido, para garantir a saúde de uma criança, um dos aspectos que não deve ser esquecido é a amamentação.

Grande Beijo, meu e das pequenas.



9 comentários :

  1. Oi
    Acho a amamentação muito importante tanto pra mãe quanto por bebê
    Meu filho tem 2 anos hoje, mais mamou até 1 ano
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho muito importante a amamentação da criança, dizem que no leite há vitaminas que eles realmente precisam.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia, interessante, é bom que todas as mães saibam.

    ResponderExcluir
  4. Nao sabia tambem, adorei o post. Dá pra entender mais ou menos agora aquelas crianças que demoram muito pra falar ou falam muito errado.

    ResponderExcluir
  5. A amamentação é super importante para a criança, só traz benefícios para a criança.

    ResponderExcluir
  6. Amamentar é muito importante e as mães tem que fazer o possível para dar este alimento super milagroso aos seus filhos!!! É uma forma de amor!

    ResponderExcluir
  7. Graças a Deus eu pude amamentar as minhas duas filhas até os 2 anos de idade. E confesso que sinto saudades daquele olharzinho apaixonante delas na hora da amamentação.

    ResponderExcluir
  8. Tb nao sabia que a amamentacao influencia no desenvolvimento da fala, seria otimo que todas as futuras mamaes soubessem!

    ResponderExcluir
  9. A amamentação é muito importante infelizmente não pude alimentar meus filhos!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, porque eu adoro! :)

Grande Beijo, meu e das pequenas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Prioridade de Mãe/ Designer: Acessórios e Personalizações de Blogs Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2013