oncontextmenu='return false' onselectstart='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

18 outubro 2014

8

Amigos do Zippy

Associação pela Saúde Emocional da Criança (ASEC)




 Olá meus amores, tudo bem com vocês?



Há alguns dias atrás tive um bate-papo super bacana com a presidente Tania Paris da Associação pela Saúde Emocional da Criança (ASEC)entidade responsável pela realização e expansão do Amigos do Zippy no Brasil. Nosso bate-papo foi um momento muito rico e proveitoso, onde foi possível tirar todas as minhas dúvidas sobre o projeto e assim poder repassar para vocês a grandiosidade desse projeto.


Associação pela Saúde Emocional da Criança

Amigos do Zippy foi criado com o objetivo de ensinar crianças de 6 e 7 anos a lidarem com as dificuldades do dia-a-dia e com seus sentimentos, é um programa para crianças pequenas, qualquer que seja a sua capacidade, não é focado em crianças com problemas ou dificuldades específicas, pelo contrário ele favorece a saúde emocional de todas as crianças.


Saúde Emocional


O Programa é aplicado em sala de aula por professores treinados e capacitados, e se baseia no seguinte conceito fundamental:
“Se crianças pequenas aprenderem a lidar com dificuldades, elas serão mais aptas a lidar com problemas e crises na adolescência e na idade adulta”.

Amigos do Zippy ensina as crianças:

- Como identificar e falar sobre seus sentimentos.
- Como falar o que desejam falar.
- Como ouvir com atenção.
- Como pedir ajuda.
- Como fazer e conservar amigos.
- Como lidar com solidão e rejeição.
- Como pedir desculpas.
- Como lidar com ameaças.
- Como resolver conflitos.
- Como lidar com mudanças e perdas, inclusive com a morte.
- Como se adaptar a novas situações.
- Como ajudar os outros.
ASEC


Amigos do Zippy é dividido em seis módulos de 4 sessões cada um e cada módulo tem um tópico diferente.


Módulo 1 - Sentimentos

As crianças começam analisando sentimentos - tristeza, alegria, raiva, ciúmes e nervosismo. Eles praticam dizer como se sentem em diferentes situações e buscam maneiras de se sentirem melhor.


Módulo 2 - Comunicação

Este módulo ensina as crianças a se comunicarem de maneira eficaz. O programa ensina as crianças a ouvirem os outros. Ensina-as como pedir ajuda e dizer o que desejam dizer, mesmo em situações difíceis. Crianças caladas geralmente “se abrem” nessas sessões e aprendem a se expressar de modo mais livre.


Módulo 3 - Começando e terminando relacionamentos

Aqui as crianças aprendem sobre amizade - como fazer e conservar amigos e como lidar com solidão e rejeição. Exercitam pedir desculpas e como fazer as pazes com um amigo depois de uma briga.


Módulo 4 - Solução de conflitos

Este módulo trata de como resolver conflitos. Os professores comentam que as crianças tornam-se rapidamente muito mais capacitadas a resolver suas diferenças. Em particular, este módulo trata da questão das ameaças e o que devem fazer quando elas ou outras são ameaçadas.


Módulo 5 - Lidando com mudanças e perdas

Este módulo trata de como lidar com as mudanças, tanto grandes quanto pequenas. A maior mudança de todas é quando alguém morre. Embora os adultos constantemente achem a morte um assunto muito difícil de se conversar, isso raramente acontece entre as crianças pequenas. Elas recebem muito bem a oportunidade de conversar abertamente a respeito de um tópico que se tornou tabu para muitos adultos. 


Módulo 6 - Nós sabemos lidar com as dificuldades

O módulo final reforça tudo o que as crianças aprenderam descobrir meios diferentes de enfrentar situações difíceis, ajudar os outros e de se adaptar a novas situações. A sessão final é uma comemoração e cada criança recebe uma coroa e um certificado.

Depois do bate-papo com a presidente da ASEC a Tania Paris, eu tive uma vontade muito grande de apresentar o projeto para as escolas da minha cidade e principalmente para vocês. 

Conheça um pouco mais sobre o projeto, e se você se interessar em implementar o programa na escola do seu filho é só acessar o site dos Amigos do Zippy, no site é possível encontrar todas as informações necessárias e até copiar textos para apresentá-los a escola e a outras pessoas interessadas

O Projeto Amigos do Zippy apoia escolas públicas e privadas a serem facilitadoras do desenvolvimento emocional das crianças com o foco na saúde emocional das crianças.


WebSite: www.amigosdozippy.org.br


  


Grande Beijo, meu e das pequenas.



8 comentários :

  1. Além da saúde física ser muito importante para as crianças, a mental e psicológica também tem que estar na lista das prioridades! Cuidar do psicológico é cuidar do futuro intelectual destas crianças para se tornarem adultos capazes de encarar a vida!

    ResponderExcluir
  2. Que iniciativa boa viu? Fico feliz em saber que existe pessoas boas no mundo, capazes de ajudar crianças indefesas.

    ResponderExcluir
  3. bacana a iniciativa com esse mundo que estamos vivendo as vezes fica dificil pra gente imagina para as crianças!

    ResponderExcluir
  4. gostei bastante do post as vezes nós achamos que as crianças não percebem nada porque são apenas crianças mas ai que nos enganamos porque elas percebem tudo e por muita das vezes se sentem culpadas pelo o que acontece e fazem de tudo para chamar atenção temos que entender mais o que se passa na cabecinha de nossas crianças!

    ResponderExcluir
  5. É bom que trabalha com o psicológico da criança desde cedo. isso é importante

    ResponderExcluir
  6. Amigos do Zippy, é tudo de bom. Desenvolvi esse programa nas salas de aula de 2º e 3º na escola que trabalho, Jesus Cristo, e foi tudo muito bom. Amei todo material, desenvolvi nas salas de aulas e em toda escola. Tirei grandes proveitos. Crianças sendo solidárias , resolvendo conflitos sem muito estresse . Amei!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, porque eu adoro! :)

Grande Beijo, meu e das pequenas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Prioridade de Mãe/ Designer: Acessórios e Personalizações de Blogs Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2013