oncontextmenu='return false' onselectstart='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

12 setembro 2014

5

Pneumonia Infantil





Olá Mãezinhas, tudo bem com vocês?


Hoje falaremos sobre um assunto que me preocupa muito em relação as crianças e pode acreditar não me preocupo só com as minhas não, sempre que tenho oportunidade oriento algumas mamães.


Vamos então ao tema de hoje, falaremos sobre Pneumonia.


A Pneumonia é uma infecção nos pulmões, muito comum em crianças, a qual a criança apresenta tosse, febre e dificuldade respiratória, dores no peito, a criança fica abatida, quieta e sem vontade de comer.

A Pneumonia é causada por microorganismos que atingem os pulmões através da inalação pelo ar sendo os mais comuns vírus e bactérias. 
Também pode ser adquirida pela aspiração para dentro dos pulmões de alimentos, substâncias do estômago ou corpo estranho (brinquedo, bala, feijão e outros) assim como por parasitos.

A Pneumonia ocorre em todas as idades sendo que a que ocorre nos recém-nascidos até 3 meses é mais grave e diferente da pneumonia que ocorre em crianças maiores.

Existe pneumonias que não são graves, os sintomas são mais leves e a criança pode ficar menos abatida, mas a criança tem pneumonia.

O exame de maior importância é a radiografia do tórax (Raio-X), outros exames como hemograma, PCR, hemocultura arterial, ultra-som, tomografia computadorizada, bioquímico e cultura de punção torácica, biópsia pulmonar, podem ser necessários conforme a gravidade do caso.

Tratamento: Um grande número de pneumonias em crianças são causadas por vírus e estas não são tratadas com antibióticos, as pneumonias causadas por bactérias essas sim devem ser tratadas com antibióticos. Deve ser dado para a criança um remédio para febre. Remédio para tosse não deve ser dado, pois esta constitui um meio de expulsar os microorganismos, somente em situações especiais em que a tosse incomoda muito a criança, atrapalhando o sono ou dificultando muito a alimentação é que o remédio deve ser dado, mas somente com indicação médica.

Mesmo a criança tendo melhorado, estando sem febre, o remédio dever ser dado até o final dos dias indicados pelo médico. Na verdade parar ou continuar o antibiótico contrariando a indicação médica pode trazer consequências sérias a criança. 

Alimentação e repouso: Oferecer a criança uma alimentação adequada de acordo com a vontade dela e dar grandes quantidades de líquidos, e necessário repouso que pode variar conforme a gravidade do caso.

Fique sempre atento quando a gripe e o resfriado persistirem por mais de sete dias ou quando a febre não cede são os primeiros passos para evitar uma evolução para pneumonia.

Toda criança recebe 3 doses da vacina Tetravalente (que agora é a Pentavalente) aos 2, 4 e 6 meses e mais o reforço com 1 ano e meio, que dá proteção contra um tipo de bactéria chamada hemófilos, responsável por muitos casos de pneumonia. Essa vacina não impede totalmente que ocorra a pneumonia porque outra bactérias e vírus também podem causa-la

Mamãe não fique assustada pois o nosso organismo e o da criança possui alguns meios de defesa, como o nariz que aquece e filtra o ar que é inspirado, cercando alguns micoorganismos para que eles não alcancem os pulmões. A tosse é outro mecanismos de defesa e constitui um meio de expulsar os microorganismos. 
Se eles conseguirem passar por essas barreiras de proteção, dentro dos pulmões, fique tranquila pois existem outros meios de proteção.

É isso mãezinhas, espero que todas as informações lhe sejam úteis.


Grande Beijo, meu e das pequenas.



5 comentários :

  1. O meu filhote mais novo já teve um princípio de uma, viral segundo o médico, post muito completo e interessante para qualquer mãe!
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir
  2. As crianças tem uma facilidade muito grande de pegar pneumonia! Todo cuidado é pouco! Alimentação realmente é super importante. E também a carteirinha de vacinação em dia!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, deve ser muito ruim para uma criança.

    ResponderExcluir
  4. Pegar essa doença é fácil e é muito ruim para a criança, todo cuidado é pouco.

    ResponderExcluir
  5. por mais que meu filho tem bronquite, ele nunca pegou pneumonia... ufaaa graças a deus agradeço todos os dias

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, porque eu adoro! :)

Grande Beijo, meu e das pequenas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Prioridade de Mãe/ Designer: Acessórios e Personalizações de Blogs Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2013