oncontextmenu='return false' onselectstart='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

03 julho 2014

4

Cuidados com o Coto Umbilical do Recém-nascido




Olá Mãezinhas, tudo bem com vocês?


Hoje falaremos sobre Coto Umbilical.



Como cuidar do Coto Umbilical, mais conhecido como umbigo do recém-nascido é uma das maiores dúvidas das mamães de primeira viagem até a sua queda natural. O Coto Umbilical leva cerca de sete dias para cair, e a sua cicatrização leva em torno de sete dias também.

É necessário ficar atenta quando o Coto Umbilical sangra com frequência, tem secreções e inflama. Vamos conferir alguns cuidados com o Coto Umbilical.







Para fazer limpeza do Coto Umbilical é muito simples e básica, a orientação dos pediatras é usar hastes flexíveis de algodão(cotonete) e álcool 70%. A Limpeza tem que ser feita três vezes ao dia e sempre que tiver secreção. 

É comum haver um pequeno sangramento pouco antes da queda ou após a queda da coto umbilical. 

A Limpeza do Coto Umbilical não dói e nem machuca o bebê pois o coto não possui terminações nervosas. O Bebê pode sentir o frio álcool, mas o choro não é de dor, então mãezinhas podem fazer a limpeza tranquilas, mas a limpeza tem que ser feita com delicadeza.

Quando o Coto Umbilical cair a limpeza tem que continuar sendo feita na mesma rotina até a sua completa cicatrização, geralmente ocorre em sete dias.

Algumas vezes pode acontecer o Granuloma Umbilical, chamado também de Cicatrização Anômala, ela produz uma secreção que incomoda o bebê e leva cerca de vinte oito dias ou o período neonatal para a finalização natural. Nesses casos o pediatra tem que ser comunicado pois exige tratamento, geralmente nitrato de prata em bastão resolve.

Algum incômodos são sinais que o bebê está sentindo mais do que um simples desconforto. Se perceber uma secreção purulenta esbranquiçada, eritema (o local fica vermelho) ou edema ( inchaço) provavelmente estará inflamado no local. Quando isso acontece é necessário não colocar nada no coto umbilical e levar o bebê ao pediatra urgente.

Não faça simpatias, nem siga crendices como colocar urina, teia de aranha, óleo quente, moeda, fumo... essas práticas são antigas e não são mais usadas e são desnecessárias nos dias atuais.

Hérnia Umbilical conhecida como Umbigo Estufado, é causado pelo estufamento, na maioria das vezes devido á formação de uma hérnia umbilical, quando o cordão umbilical mumifica o local fica mais frágil, e se o bebê faz muita força para evacuar ou chora muito aumenta a pressão intra-abdominal, podendo haver a formação da hérnia.

É fácil descobrir quando a hérnia umbilical se formou no bebê, quando o bebê faz força para evacuar ou ao chorar o umbigo incha.

A cicatrização demora e o desconforto do bebê aumenta, e o choro também. Geralmente fecha espontaneamente até os seis meses de idade. Se não desaparecer espontaneamente a correção cirúrgica é indicada. A hérnia umbilical dificilmente tem complicações.


É isso mãezinhas, espero que todas as informações lhe sejam úteis.

                                                    Grande Beijo, meu e das pequenas

                 


4 comentários :

  1. Está ai uma coisa que me dá arrepio rs....
    Se não cuida direitinho os problemas são enormes.

    bjokas e uma tarde de bençãos pra vc =)

    ResponderExcluir
  2. ah minha vó tem varias simpatias...eu acho uma loucura mas até hoje nao fez mal ( aparentemente) á nenhum dos bebes que foi usado essas simpatias...Em mim mesmo minha mae disse que passou azeite e ajudou na cicatrização mas eu nao sei se realmente é bom....Mas tem que ter um cuidado super especial pois qualquer coisinha que colocarmos pode dar uma infecção ou qualquer coisa neh

    ResponderExcluir
  3. É um momento especial e importante que a mamãe deve ter com o bebê.

    ResponderExcluir
  4. Isso, minha Vó diz que temos que ter muito cuidado com a cabeça do bebê, por ser muito frágil.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, porque eu adoro! :)

Grande Beijo, meu e das pequenas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Prioridade de Mãe/ Designer: Acessórios e Personalizações de Blogs Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2013