oncontextmenu='return false' onselectstart='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

17 julho 2014

5

Coragem e Confiança: uma história sobre superação dos medos.




Hoje vou falar dos medos, afinal até os 5 ou 6 anos é normal que as crianças tenham certos medos e os pais nem sempre sabem como lidar com isso. Meu filho, por exemplo, tem medo de cortar cabelo, escuro, e tinha de cachorro. Tinha, porque, há alguns meses adotamos o Totó e tudo mudou. Só não sabíamos lidar com o medo de cortar cabelo, era eu mesma quem cortava os cabelos dele quando estava dormindo.
Em muitos lares, basta apagar a lâmpada para a criança acender o medo na hora de dormir. Nessa hora, a fantasia é povoada por bichos embaixo da cama, sombras, monstros que se escondem no armário. Você não pode menosprezar esse quadro: ela sente mesmo tudo isso, não é manha. O medo do escuro pode variar entre os 3 e 6 anos, nesta fase, a criança ainda tem a sensação de estar desprotegida na hora de dormir, afinal, não terá a presença dos pais.  Para evitar as crises de medo, deixe alguma luz acesa, pode ser no corredor ou banheiro, mostre que você está por perto até a hora dela dormir, demostre tranquilidade. Explique para ele que a imagem que está na parede é reflexo da sombra, enfim, utilize argumentos para que a criança tenha segurança em ficar sozinha. Como leitura é muito importante, também vale ler um livrinho com ele até o soninho aparecer.
Voltando ao caso do meu filho que o medo é de cortar o cabelo, não conseguíamos entender de onde vinha esse medo para justificar tal comportamento, afinal, isso acontece desde sempre. Até que dia desses conversando com ele, falei que cortaria o cabelo dele naquela noite, expliquei que aquela cabeleira já precisava ser cortada e que a mamãe não machucaria ele, pois cortar cabelo não dói. Foi quando ele começou a me “testar”, perguntou se era só um pouquinho, se iria doer, imitou os movimentos de cortar com as mãos e disse: “corta um pouquinho pra eu ver”. Levei um susto, fiquei até sem ação, peguei a tesoura e aos poucos cortamos o cabelo. Elogiei muito pela sua coragem, ele ficou todo feliz. Era noite e no outro dia contou logo para a avó e avô que ele foi corajoso e deixou cortar o cabelo. Bem, ou sou psicopedagoga e não cabelereira, então agora estamos tentando que ele vá cortar em um salão, mas já está ótimo, afinal, mãe é tudo mesmo.
A conclusão que tiro disso tudo, é que faltava confiança de que não iria doer, ele precisava confiar em mim, e eu fiz de forma que ele pudesse confiar. Assim deve ser com o medo dos seus filhos, trabalhe a confiança dele, para que ele saiba que realmente não terá bicho e monstros no quarto quando você apagar a luz. A coragem tem tudo a ver com a confiança, nós mães temos que estimular a coragem dos nossos filhos, com base na confiança que eles têm em nós.
Um Forte abraço,
Renata Batista

Psicopedagoga e Mãe de Felipe.
ABPp-RJ: 0999


(21) 3242-2200



                                   


5 comentários :

  1. Medos fazem parte da nossa vida, em crianças o medo afeta ainda mais, por isso que os pais precisam ajudar muito o filho nessa face.

    ResponderExcluir
  2. Meu irmao morria de medo de cortar cabelo ma era pelo barulho da maquininha... Era horrivel pra minha mae convence-lo de ir ao cabeleleiro mas ele cresceu e o medo sumiu.... e de escuro tbm...Mas eu até hoje tenho certa aflição com escuro kkk Pois fico com agonia quando nao consigo enxergar as coisas.

    ResponderExcluir
  3. Nada melhor do que os próprios pais para oferecer a confiança aos seus filhos! Nós somos o porto seguro eles e eles se espelham em nós para tudo! Então temos o dever de passar a segurança a eles e ensinar o que é ou não perigoso ou que seja uma simples ilusão!

    ResponderExcluir
  4. qual será o 1° medo do meu bbzinho? vi um a tática mt legal para medo de monstros no quarto em uma page um spray ante mostro amei rs ótimo post bjs!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, a história é muito linda. Me emocionei.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, porque eu adoro! :)

Grande Beijo, meu e das pequenas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Prioridade de Mãe/ Designer: Acessórios e Personalizações de Blogs Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2013