oncontextmenu='return false' onselectstart='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

14 maio 2014

4

Seu filho já começou a ter curiosidade sexual?



(Imagem da internet)

Escolhi falar desse tema, pois lá em casa e também no consultório, as crianças já estão muito curiosas sobre esse tema. Também puderá, muitas crianças estão tendo acesso a conteúdos de conotação sexual que não deveriam, seja o beijo na boca ou outras cenas que veêm na novela.Na minha casa procuro evitar ao máximo que meu filho veja as novelas, de qualquer horário, mas não posso impedir que ele converse com outras crianças que já viram. E foi exatamente o que aconteceu. Na escola ou no parquinho, um amiguinho começou com assuntos e perguntas desse tema, depois disso, não teve jeito, as perguntas mais variadas já surgiram. No caso do meu filho, a curiosidade começou agora com os seus 4 anos e meio, ele queria saber o que o homem e a mulher tem, enfim, varias perguntas até de que nome deveria chamar. Neste caso, falamos (eu e o pai) normalmente da diferença e demos o nome comum, sem inventar fantasia. Agora mesmo quando finalizava este texto, minha mãe me liga e Felipe me dá a notícia “mãe o neném de tio Renato nasceu. A bolsa estourou meia noite”. Renato é o motorista da van do colégio, ele deve ter falado com minha mãe isso e o Felipe estava por perto. Está vendo como criança capta tudo? Agora imagina quando eu chegar em casa, quantas perguntas não vão ter? Achei muita graça, ri muito com isso e tinha que contar aqui. A curiosidade é inevitável.
Devemos ficar atentos ao que vem em seguida dessa curiosidade, se o assunto tomar grande importância na vida social dessa criança, será necessário buscar ajuda especializada, se forem só perguntinhas, responda de maneira simples de acordo com a idade de seu filho. Também é muito importante sondar o porquê daquela curiosidade. Entenda que a criança tem a visão de mundo diferente da nossa, assim também deve ser o tipo da conversa com ela. Não se arrepie com essa fase, muitos pais tem a tendência de ficar desesperados com as perguntas dos filhos e a tendência é não responder, desconversando o assunto, ou falando em uma linguagem muito figurativa e mágica, distanciando a verdade dos fatos. Não fale demais nem de menos, seja objetivo. A fase da curiosidade é de muita importância para as crianças, os pais devem buscar informações para não gerar traumas na criança. É normal perguntar, e é direito ter respostas. Busque informação e não distancie seu filho de você, lembre-se que a infância é a fase da descoberta e que é muito melhor passar por ela com vínculos de amizade.


Vejam alguns livros que podem te ajudar.






Um Forte abraço.

Renata Batista
Psicopedagoga
ABPp-RJ: 0999


(21) 3242-2200


                                                              


4 comentários :

  1. Acredito que hj as crianças desde cedo estão sendo estimuladas sexualmente, principalmente pela TV.
    As crianças desde cedo já imitam alguns comportamentos.
    Precisamos conversar muito, pq se a gente não ensinar o mundo vai e da forma dele.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. As crianças já começa cedo, cabe os pais saber lidar com essa situação.

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia esta tudo muito evoluido. As crianças perdem a inocencia desde cedo...mas de qualquer forma é bom falar abertamente pra que nao fique duvidas pra criança e cesse as perguntas

    ResponderExcluir
  4. Tudo hoje é precoce! Até no interesse sexual nas crianças! O certo é levar o assunto a elas o mais natural possivel, mas dentro das medidas!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, porque eu adoro! :)

Grande Beijo, meu e das pequenas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Prioridade de Mãe/ Designer: Acessórios e Personalizações de Blogs Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2013