oncontextmenu='return false' onselectstart='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

30 abril 2014

5

Nova Colaboradora: Renata Batista - Psicopedagoga




Olá Pessoal, tudo bem com vocês?

É com muita alegria que hoje venho apresentar para vocês a nova colaboradora do Prioridade de Mãe: A Psicopedagoga Renata Batista.


A Renata além de Psicopedagoga é mãe do pequeno Felipe. Vamos conferir o que a Renata trouxe pra gente.


Pra começo de conversa...

Quando aceitei escrever para essa coluna. Bateu aquele sentimento de ansiedade e euforia que sentimos em determinados momentos da vida. Um friozinho na barriga, afinal, coisa nova é sempre bom né? Criei o Espaço Desenvolver para compartilhar informações a respeito da saúde da mente,do corpo e também da alma, porque não. Em relação ao sentimento de ansiedade, fiquei pensando em vários temas para escrever, queria falar de muitas coisas. Foi quando percebi que seria legal falar desse sentimento que surge diante de novos desafios. Quase sempre, quando nos deparamos com novos desafios temos um friozinho na barriga, isso é normal, mas em determinados casos há pessoas que deixam a ansiedade paralisar seus projetos.

Como psicopedagoga, observo no consultório muitos casos como esses. São adolescentes que perdem a diretriz e ficam perdidos na escolha da profissão, adultos que diante das escolhas profissionais, não sabem por onde começar. E principalmente, crianças, que por causa das expectativas dos pais, desenvolvem um atraso no aprendizado, prejudicando o processo de aprendizagem. É bom lembrar que para os casos de ansiedade patologica, o profissional mais indicado para tratar é o psicólogo. Falo daquela ansiedade que nos deixa sem saber por onde seguir em alguns momentos do nosso desenvolvimento e aprendizado.

A aprendizagem ocorre por toda nossa vida, e deve ser uma coisa natural, porém, em algumas circunstanciais, alguns fatores impede-nos de aprender melhor. A aprendizagem deve ser olhada como a atividade de indivíduos ou grupos humanos, que mediante a incorporação de informações e o desenvolvimento de experiências, promovem modificações estáveis na personalidade e na dinâmica de manejo instrumental da realidade. Assim, algumas crianças e adolescentes apresentam dificuldades de aprendizados que precisam ser acompanhados pelo profissional certo, neste caso, um psicopedagogo clínico que irá avaliar e diagnosticar as necessidades de tratamento e acompanhamento. São muitas as razões que poderão determinar o sucesso ou o fracasso escolar de uma criança, entre elas: fatores fisiológicos, fatores psicológicos, condições pedagógicas e principalmente o meio sócio-cultural em que vive a criança. O trabalho do psicopedagogo acontece na relação entre pessoas.
Portanto, não vamos deixar que nosso medo nos paralisem. Ao primeiro sinal de dificuldade observada em nós ou em nossos filhos, vamos procurar a pessoa certa para lidar com cada situação. Enfim, a proposta é que eu escreva periodicamente sobre vários assuntos. 

Fico aberta a sugestões de temas e assuntos.

Nossa parceria está só começando.

Um forte abraço,

Renata Batista
Psicopedagoga
ABPp-RJ: 0999
21 3242-200
                                                      

5 comentários :

  1. Muito bom conhecer um profissional que entende do assunto!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela parceria, muito bem vinda !! bjs
    http://patriciacharleaux.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. muito interessante essa matéria,gostei !

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela parceria, é sempre bom termos pessoas experientes pra nos ajudar e também para aprendermos mais. Bjs
    www.soumaededoisanjinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Super interessante, parabéns por mais uma parceria!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, porque eu adoro! :)

Grande Beijo, meu e das pequenas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Prioridade de Mãe/ Designer: Acessórios e Personalizações de Blogs Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2013