oncontextmenu='return false' onselectstart='return false'>expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

08 abril 2014

3

Filhos mais velhos e o acúmulo de responsabilidades {Kids & Teens}


Bom dia, como vocês estão? Quero falar um pouco sobre a responsabilidade ou acúmulo dela no filho mais velho, vem comigo. 
 photo cffbde6ea925b054ef9affbe49fc7355_zps45127463.jpg
Quando temos dois filhos ou, mas e a idade dele é diferente, acostumamos a cobrar dele mais responsabilidade e a serem sérios, fora o bem estar do irmão menor depende dele e fora as tarefas domesticas se for menina o bicho pega.
Quando a família cresce as funções da mãe tende a crescer, como tarefas de casa, com as crianças e a profissão, o tempo parece ficar menor, sendo assim muitas obrigações são direcionada ao filho mais velho e se a diferença de idade for maior isso ainda fica mais evidente.    
Dependendo do que for pedido pode ajudar o primogênito a se desenvolver ou a prejudica-lo.
 photo Captura-de-tela-inteira-24062013-143541-620x408_zps23b154ad.jpg

Algumas dicas para não errar:

Nada de pressão, cobranças em tarefas todos os dias e pesadas não, o filho é seu, lembre-se;
As ajudas tem que ser ocasional, como um favor, ou aprendizado;
Não esqueça quem cuida de quem na casa;
Nunca peça nada além da capacidade do mais velho;
“Quando a ajuda for ocasional e de acordo a idade isso será um excelente exercício para a responsabilidade da vida adulta.”

Meu relato:

Peço algumas tarefas a Isa (10 anos) como olha a Gabi pra eu colocar a roupa na corda, tomar um banho rápido, ou simplesmente fritar uma carne, quando o pai não estar em casa, quando ele esta peço tudo a ele já as tarefas de casa venho ensinando aos poucos lavar uns pratos, varrer uma casa, lavar sua roupa intima,  tirar uma roupa da corda por enquanto só nada de cozinha muito cedo e não vejo maturidade para tal, é importante observar isso e fazer com que esses pedidos não se tornem diários sobre o caso do irmãos mas novo.
“Educar é um ato de amor vamos fazer isso com responsabilidade.”

Aonde você me encontra:

 photo Image1_zpse24c5cec.jpg

3 comentários :

  1. Muito bom Nanda. Realmente precisamos tomar cuidado com o que pedimos para os mais velhos para não sacrificá-los. Bjs, Lu.
    www.soumaededoisanjinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acho importante dar tarefas para eles terem disciplina e responsabilidade, talvez porQue aos 21 anos qdo tive minha primeira filha não sabia nem lavar roupa, dou tarefas como lavar louça, varrer o chão, guardar louça e arrumar a cama. Concordo que não devemos sobrecarregar, mais aos poucos ir ensinando.
    Bjs
    Sou mãe de cinco

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post,muito bem elaborado!
    bjo

    http://maeemulher1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, porque eu adoro! :)

Grande Beijo, meu e das pequenas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Prioridade de Mãe/ Designer: Acessórios e Personalizações de Blogs Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2013